"One small step for man..."

O pensador - Auguste Rodin



Pequenos passos.
Caramba, como dar pequenos passos é difícil!
Sempre rola aquele cliché em todo tipo de mídia sobre 'dar valor às pequenas coisas' e 'dar um passo de cada vez.
Tá, legal. Na teoria, é maravilhoso' Na prática, porém, criar os pequenos hábitos que nos fazem realmente dar os passos certos ou, ao menos, dar passos.
A verdade é que, financeiramente, dei tantos passos pra trás que agora estou pisando em ovos, planejando cada passo.

Falei um pouco semana passada de como meu plano PUNK HARDCORE SUPER-SAYAJIN de dobrar meu salário deu certo até então. O post foi bem animado, otimista e eu confesso que estou orgulhoso do meu desempenho. Ir dobrando o salário não é pra qualquer um e no nível que eu estou, com os gastos baixos que tenho tido no interior, a coisa pode melhorar rapidamente!
Entretanto, não posso perder o equilíbrio dos pequenos passos, não posso perder os bons hábitos que me trouxeram até aqui.

No fim do post passado falei que aquela evolução salarial não tinha sido tudo o que fiz. A verdade é que eu também fui aprovado em um outro concurso, pra um cargo MUITO interessante, o que subiria meu salário ainda mais, embora não fosse dobrar: subiria em uns 2,5k, aproximadamente.
O problema é que eu não passei muito bem colocado e, caso eu seja chamado (boas chances), a posse no cargo pode demorar um, dois...até quatro anos. A questão é que...Ora, em quatro anos pode-se fazer muita coisa! Fora que não tenho garantias!

Tenho que manter o hábito de evoluir, com a faca nos dentes, como tem sido desde que voltei ao país. Mas e agora? Tenho que mirar coisas no meu patamar atual ou focar em coisas maiores? Tenho que almejar salários acima desse que devo obter em alguns anos, ou aguardo? Devo tentar rendas extras? Devo trocar meu tempo por grana? Devo passar menos tempo com minha namorada e focar em trabalhar por fora? As dúvidas são muitas.

Pode parecer ganância, mas na verdade é ambição. Há uma grande diferença! Como li recentemente no blog do Frugal Simple, nem todos aqueles que buscam a Independência Financeira chegarão lá. Por isso, pretendo fazer o meu melhor. Meu melhor é mais do que sou hoje e eu tenho noção disso, por anos de autoconhecimento, experiência e reflexão. Não se trata de arrogância, mas de não se rebaixar por uma modéstia inútil. Eu posso mais e quero ser um desses caras que chegaram na IF! É chegada a hora de manter os hábitos que criei.

Para isso, comecei a limpar a casa. Efetivamente recebi o salário que esperava, acumulado em dois meses. Como falei no post anterior, foi uma boa grana! Estou fazendo os cálculos e arrumando a casa. O lado bom é que possivelmente poderei quitar todas as dívidas que contraí durante o plano pra dobrar de salário uma última vez.
O lado ruim é que isso pode atrasar os aportes, que podem vir a acontecer só no mês que vem. Veremos! Ainda estou decidindo e calculando.

A greve dos bancos vai atrasar um pouco a negiação das dívidas (gosto de fazer essas coisas olho no olho, pois ganhei experiência de negociação como corretor de imóveis), então o post de atualização financeira, com detalhes, deve ficar pro fim do mês.
Por ora, devo refletir sobre os objetivos do blog e fazer um post explicando a que venho nesses posts e neste blog novo.

Conto com a colaboração de vocês e espero poder passar algumas dicas úteis! Somos todos espartanos da IF!

Abraço a todos e nos vemos no próximo post, com as diretrizes do blog.

...one giant leap for mankind."


Comentários

Postagens mais visitadas