Amo-te, Holerite!


Finalmente, cambada. Finalmente!
Saiu a previsão do meu holerite de Setembro e ele veio recheado: + de 10k!
PUTAQUEPARIU, FINALMENTE! VOU SAIR DO NEGATIVO!
Podemos avançar para a parte dois do plano!

"Ow, mas pera, LH...Que porra de parte dois é essa e como diabos você saiu do negativo pro positivo do nada?"

Calma, kakaroto. Não é facilmente que a pessoa recebe um depósito assim OVER 9000!!!
Já dei uma ideia aqui no blog que a minha vida era meio maluca e eu acabei descendo ao zero absoluto. (Isso só existe na teoria científica, mas fica aqui como uma metáfora, seus cornos!)
Por ora, vou dar uma pulada nos meus longos anos de vida desde que resolvi tocar um grande foda-se e me ater ao passado recente, em um breve resumo.
Sendo assim, eis minha trajetória financeira/pessoal dos últimos anos:

1 - Volta ao Brasil - 2013 - Salário: R$ 0

Passei uns bons anos vivendo só com uma mochila, trocando de país, vivendo relacionamentos soltos no México e namorando fixo na Ucrânia... Por vários motivos, voltei ao Brasil disposto a dar um jeito na minha vida financeira. A pessoa estava muito boa, da hora, mas eu não tinha mais grana.
É importante dizer que sou formado em Letras (não faça isso na juventude!!!!), mas eu tive ao menos a decência de me formar em tradução, então eu passei anos adquirindo habilidades linguísticas (pun intended) e simplesmente freelando. Quando voltei ao BR, larguei um emprego em hotelaria e voltei sem NENHUM CONTATO PRA FREELAS. Ou seja, voltei sem grana e com um salário de 0 Dilmas Temers.

Neste ponto, percebi que eu precisava ganhar QUALQUER grana pra sobreviver, pelo menos pra dividir as despesas com famílias e amigos com os quais morei/moraria depois.

2 - Freelas de tradução/revisão - 2013 - Salário: R$ 1200

É, galera. Os anos de farra e a falta de foco, assim como o fato de eu ter ficado trabalhando com hotelaria um tempo me deixaram fora do mercado. Quando voltei, meus contatos já tinham na maioria arranjado outros tradutores/revisores e eu fiquei sem muito serviço. Ainda assim, dava pra tirar esses trocos de boas, pois eu tinha um bom pontos de EXP. As viagens internacionais começaram a ajudar a pegar mais freelas, mas eu tava puto que com a onda de crise e sei lá o que os pagamentos começaram a baixar de preço. Puto, eu não aceitava...mas também não ganhava. Fiquei nessa faixa salarial até......

...que decidi bolar um jeito de dobrar meus rendimentos todo ano. Ousado, agressivo, fato! Mas eu tinha que no mínimo chegar a um patamar de salário que eu deveria ter aos 30 anos (2016), já que tinha atrasado minha evolução salarial por tanto tempo. Tinha que recuperar o tempo perdido!

3 - Um trampo português - 2014 - Salário: R$ 2500

Foi a primeira dobrada! Me dediquei em melhorar meu nível e em divulgar meu trabalho. Tinha entrado em uma seleção pra trampar ganhando em Euro$. O valor era baixo, mas a conversão fazia com que todo mês meu rendimento variasse, perfazendo uma média de 2,5k líquidos lindos...e eu ainda trabalhava em casa de cuecas! Ser freela é sofrido, mas nada é melhor que poder trabalhar deitadão comendo Pringles e sem contato humano. Infelizmente nessa época eu estava morando com uma tia a quem sou muito grato, mas que é uma pessoa muito negativa. Precisava continuar dobrando os rendimentos pra sair dali! Freelando, eu teria que me matar de trabalhar, o que era ruim pra vida pessoal. O que fazer?

Aí eu decidi abraçar o risco. Foda-se!

4 - Corretor de imóveis - 2014 - Salário: R$ 2500

"Você virou corretor? Cargo de merda, trabalho de popular e não dobrou os rendimentos"
Calma, sabichão. Eu sempre tive planos, não ia mudar. Eu percebi que a partir dos 2k a coisa ia ficar preta pra ir dobrando o salário. Resolvi colocar uma meta menor, de subir 2.000 por ano. Sim, era muito...mas eu estava com sangue nos olhos e afim de chegar no patamar que citei acima. Eu não tinha anos pra ficar estagiando e lambendo bolas do chefe. Foda-se carreira, eu só queria a grana. Foi aí que, lendo o livro Pai Rico, Pai Pobre, percebi que ele insistia muito no lance dos imóveis. Claro que a época já foi melhor, mas seria útil. Minha família tem alguns imóveis gerando aluguel e ainda uns outros apartamentos próprios em que meus familiares moram. Sempre pagamos taxa pra corretor. Por que eu não poderia ser esse corretor e parar o fluxo negativo de grana? Quando fui atrás, vi que era muito fácil virar corretor (BOM) e que o mercado estava uma completa bosta pra vender imóveis (PÉSSIMO). Porém, percebi que em algumas propostas eu poderia trabalhar só de manhã e freelar à tarde, tendo uma média de ganhos igual à que eu estava tendo trabalhando o dia todo em casa. E mais, eu comecei a negar freelas e ficar com a tarde livre, além de poder simplesmente estudar de graça usando a internet dos stands de venda. Pera, estudar de graça? TÔ DENTRO, PORRA!

Foi aí que percebi que tinha tempo livre pra estudar pra concurso. Sim, onde mais eu dobraria salário a partir desse nível sem ter que aguentar a trairagem da iniciativa privada e sem ter que trabalhar 20h por dia freelando? Comecei a pensar no assunto e me planejar.

5 - Estudando e corretando  - 2014/2015 - Salário: R$ 0 (merda...)

Pra não acharem que tudo foi flores, durante todo esse período eu me dediquei muito aos meu planos. Quando vi que efetivamente conseguiria dobrar de salário inicialmente e depois ir dando o up de 2k, me animei. Arranjei umas amizades concurseiras, peguei umas dicas e fiquei esperando algo surgir. Na real, fiquei enrolando. Acabei fazendo menos vendas na corretagem, entrou um gerente que tirou toda a liberdade que eu tinha e escolhi matérias inúteis, o que me fez enrolar pra começar a estudar e não começar nunca, até que decidi sair da corretagem e torrar minha grana pra ter paz e estudar. Poderia ter sido um tiro no pé, mas eu estava indo muito bem, tinha certeza que faria meu melhor. Aí que, do nada, no susto, sem eu ter me organizado, minha irmã (que faz concursos) avisou que ia sair um certame bom em SP pra ganhar MAIS DE 5k líquidos. Fuck, era minha oportunidade!!!...
....só que a porra do edital já tinha saído. Me inscrevi correndo, em cima da hora, não pensei, larguei todos os trabalhos e estudei PRA-CA-RA-LHO por 40 dias. Sim, só tive isso. Eu tinha que fazer milagre. E estudei.

E PASSEI, PORRA!!!!!!!!!!!!
Engraçado que eu li um monte de merda falando que não dava, que era arriscado, que não sei o que. Tá beleza. Adoro quando as pessoas dizem que não dá pra fazer algo, principalmente quando não tentaram. As pessoas falam MUITA bosta e felizmente isso é meu adubo. Passei pra ganhar 5k, LÍQUIDOS. Deal with it, haters. E obrigado, camaradas. Muita amizade virtual me ajudou. Algumas pessoas prestam (não muitas...quase nenhuma). Aprovado, meu caminho tava aberto pra, mais uma (e talvez pela última vez), dobrar meus rendimentos. Não tenho inteligente acima da média, aliás.

Evolução geral:

R$ 0 -> R$ 1.200 -> R$ 2.500 -> 5.000



Tomei posse agora no meio do ano e é daí que vem a bolada. Como gastei muito pra me mudar e me manter uns meses sem trabalhar depois da prova, fiquei no negativo.
Mas, agora com o meu holerite, pagarei tudo e ficarei no 0 x 0 novamente, mas com aporte garantido.

E isso são só frutos que estou colhendo agora, de uma prova de 2015. Não foi fácil e vou compartilhar as dificuldades posteriormente.
Depois dessa aprovação, ainda fiz mais umas coisas....
...mas isso fica pro próximo post!

Abraços!




Comentários

Postagens mais visitadas