'Filosofiação' do blog e 'O que você verá por aqui'

Alô, soldados d'IF!

Como prometido, aqui vai um post sobre as linhas gerais do blog, as filosofias, ações e linhas de batalha que serão utilizadas rumo à independência liberdade financeira.

Relembrando os posts passados do blog, a coisa aqui é bem pessoal. São relatos das dificuldades que passei e passo, nova abordagem rumo à IF e, acima de tudo, todas a técnicas agressivas que estou usando para ganhar os anos que perdi.

Ao longo do tempo a coisa deve se organizar mais naturalmente, porém, por ora, vou dar uma explicada básica do que eu sigo.

A filosofia aqui do blog é mais alinhada com o Early Retirement Extreme (sugiro demais esse blog piorneiro), que prega, basicamente uma agressividade grande em termos de economia visando a aportar O MÁXIMO POSSÍVEL no MÍNIMO DE TEMPO POSSÍVEL.

'Porra, LH, isso é muito lógico. Não é o que todos estamos fazendo?'

Olha, é o que gostaríamos de fazer, mas nem todos têm colhões ou sanidade mental pra aguentar. Só pra exemplificar, estou escrevendo este post de uma cadeira de praia, com os pés apoiados em um colhcão de ar, em um apartamento com menos de 150 objetos NO TOTAL! Parece desconfortável, mas os anos de dedicação, vida simples, mochilagem e simples falta de dinheiro me levaram a aceitar a simplicidade de forma muito natural. Na boa, eu tô pouco me fodendo pra objeto. Isso me leva a garantir aportes mais poderosos e ainda assim manter meu lazer sem peso na consciência.
Em resumo, eu troco objetos por experiências e maior poder de aporte. Esse é o primeiro ponto.

Outro ponto da filosofia do blog é organizar a vida de forma holística (não, isso não é uma parada esotérica que envolve o alinhamento de plutão com o sacrifício de galinhas), ou seja, montar a sua vida pensando no todo. Viver perto do trabalho em vez de ter carro, ter apenas o necessário pra não ter que contratar faxineira, ter uma reserva de emergências e uma voltada a pequenos luxos pra aliviar a tensão, procurar hobbies úteis e baratos, aprender a fazer pequenas coisa de modo a precisar menos de serviços dos outros. Tudo isso se conecta! É uma mescla de aprendizagem com investimento. Tudo acaba sendo voltado aos investimentos sem ferrar sua vida pessoal, em troca apenas de menos preguiça verminosa (não que eu seja mega ativo...falaremos disso posteriormente).

Tudo isso será levado em consderação, de forma a equilibrara vida pessoal, amorosa, investimentos, cuidados do lar e etc. Pretendo postar TUDO, desde compras no mercado até escolhas financeiras. Nada ficará de fora, pois está tudo conectado!

O blog terá inicialmente esse formato meio de diário pessoal, mas nada impede que sejamos mais específicos ao longo do tempo. Pretendo fazer algumas análises de ativos e de escolhas de investimento, afinal, essa é a espinha dorsal do plano de alforria.

$ituação financeira

O plano segue firme. Recebi aquela bolada e estou colocando todas as contas em dia. Ainda preciso pagar um mega empréstimo que contraí no banco pra segurar os últimos meses, mas como foi algo calculado pois eu tinha garantia de salário gordo e breve, tudo vai ficar OK. Apenas preciso conseguir ir ao banco conversar com a gerente pra diminuir os eventuais juros e quitar as dívidas de uma vez, entrando no positivo. Talvez eu não tenha como aportar este mês pois ainda tenho coisas a terminar no AP Frugal (post em breve), aí já posso reentrar nos aportes mês que vem sem NADA a pagar, NADA pendente.
Tive momentos ricos e pobres, só que como eu sempre fui autônomo, é a primeira vez que tenho uma promessa de salário estável e poderei ter uma boa ideia da minha capacidade de aporte pelos próximos meses/ano.

Vida amorosa

Zero problemas no namoro. Ela é bem alinhada com meus planos de IF e é bem habilidosa, o que dá uma ajuda monstruosa na montagem do AP Frugal e na vida simples. Ela vive em bairro de classe média-baixa e não é mercenária, o que a torna uma real aliada. Estamos fazendo cursos juntos sobre aplicações financeiras e montando várias 'reservas' independentes, cada um por si.

Fonte de renda
 

O trabalho anda de boa no funcionalismo público. Ainda estou pra ver aquele lugar mágico onde ninguém trabalha, pois lá a gente não para um segundo. O lado bom é que a turma é de boa, a chefia é tranquila e, no fim das contas, a pressão é  BEM MENOR que na esfera privada. Não se enganem, porém: não tem ninguém lá encostado nos outros e trabalhando pouco. A situação dentro é diferente de quem vê de fora, embora saibamos que tem muito filho da puta fazendo nada em certos lugares. Não tive essa sorte de ter pouco trabalho, mas paga relativamente bem pro nível de esforço. Dá pra levar na tranquilidade.

 * * *

É isso, galera! Em linhas gerais, a vibe será essa. Com o tempo vou aprimorando os posts e mudando o estilo, fazendo posts especiais por área...


... E VAMO QUE VAMO!

IF OU NADA!!!!!!!!!!!!!!

Abraço pra blogosfera.


Comentários

Postagens mais visitadas