Patrimônio Financeiro Set/17 (R$ 44.110,56) ou +0,85%

Finalmente, estou de volta!

Após meses amargando a experiência de não conseguir me organizar para participar efetivamente da blogosfera de finanças (finansfera), estou, enfim, de volta ao blog.

Já faz exatamente um ano desde a minha última postagem e muita coisa aconteceu desde então.
Me mudei do interior de volta à capital do meu estado, consegui uma posição melhor no serviço público e consegui quitar absolutamente todas as minhas dívidas bancárias e pessoais no início do ano.

Para quem amargava dívidas e um salário extremamente baixo e, em alguns meses, inexistente...nada mal!

Este post é basicamente para iniciar de verdade as minhas atualizações financeiras mensais com o intuito de participar do ranking do Pobreta Mestre dos Centavos, como forma de me aproximar mais dos irmãos guerreiros da independência financeira e aprender mais com os mestres das finanças pessoais.

Durante esse tempo ausente, não fiquei parado: investi tempo e dinheiro aperfeiçoando minhas alocações financeiras, aproveitei bastante a vida com coisas que eu queria e que não atrapalharam demais minha evolução patrimonial e consegui dar mais atenção à minha família e namorada.

Não vou me alongar em explicações mais detalhadas por enquanto, mas vou finalizar o post mostrando a que vim e como me dediquei neste último ano, como vocês podem ver abaixo:




(Clique para ampliar)


Depois de sofrer meses de aportes fortes sem grandes mudanças na rentabilidade, finalmente estou no caminho positivo...o que não considero bom nem ruim, se levarmos em conta minha rentabilidade histórica pífia de apenas 2,19%, ou 0,24% ao mês.

QUALQUER investimento teria dado mais retorno que isso, mas para os meus planos isso é quase perfeito. A razão é que eu procuro investir em valor, em empresas que considero de qualidade, e essa estabilidade nas cotações dos meus ativos me dá a oportunidade de aproveitar bem os aportes para comprar mais papéis. O lado negativo é que infelizmente só saberei se a estratégia dará certo em um futuro médio, de um a dois anos, quando realmente os proventos e benefícios das ações que eu escolho para minha carteira passarão a dar resultados mais visíveis.


Outro fator excelente é que eu estou firmo rumo ao meu objetivo de aportar 50k este ano. Não acho que faça sentido colocar metas em quantidade de ações, pois os as cotações do papéis variam. Também não ligo muito para o tamanho total do meu patrimônio, já que o efeito bola de neve dos proventos + juros compostos só tomarão forma assim que eu tiver alcançado um número relevante de ativos na carteira. Em resumo, eu mandei muito bem nos aportes, principalmente por que este tem sido um ano em que aproveitei muito, fiz várias viagens, fui a eventos, agradei minha guria e não precisei deixar nenhum pequeno luxo para chegar aos meus objetivos.

Claro que só vou comemorar de verdade quando atingir a meta, mas com o aporte deste mês, que farei amanhã, estarei muito próximo do objetivo do ano.


(Clique para ampliar)



Esse gráfico acima é apenas algo que ainda estou ajustando, sendo uma forma de acompanhar minha evolução em número absolutos e para acompanhar minha mudança de patamar em termos de montante. Ele vai um pouco de encontro ao que disse acima sobre ignorar o patrimônio em R$, mas tais metas, ou milestones, servirão apenas para eu ter uma noção dos momentos em que posso mudar de estratégia.

Vocês podem ver que meu objetivo inicial para a Independência Financeira é mais baixo que o 1 milhão almejado pela finansfera, mas isso se deve a diversos fatores que explicarei em outros posts, como a minha frugalidade quase extrema e a possibilidade de eu passar a trabalhar meio período até o momento em que eu me sinta seguro para largar o trabalho tradicional de uma vez.

Em resumo:

- Aportes indo bem rumo ao objetivo de 50k de aporte;
- Mudança de patamar duas vezes em um ano (mesmo sabendo que esses iniciais são menos 'caros');
- Vida pessoal de vento em popa sem ter que sacrificar o presente por conta da IF.

Mesmo minha rentabilidade sendo baixa atualmente, o acúmulo de ativos deve me proporcionar algo positivo no futuro. Caso contrário, ainda terei um ou dois anos para aportar mais agressivamente.

NOTA: É importante frisa que comecei o acompanhamento nos 10k pois no ano passado acabei por não quitar minhas dívidas totalmente, fazendo-o apenas em janeiro. O que sobrou forma os 10k que inicia o meu acompanhamento da evolução patrimonial.

Por hoje, é só, companheiros!

Logo postarei mais explicações detalhando minhas metas e esmiuçando algumas das estratégias de frugalidade e conexão de várias áreas da minha vida rumo ao objetivo final: NOSSA TÃO ALMEJADA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA!!!!!



Abraços gerais e keep aportando!




Comentários

Postagens mais visitadas